Outubro: Mês das Missões

Mês das Missões

Outubro é chamado Mês das Missões e se inicia com a comemoração de Santa Terezinha do Menino Jesus, que em sua curta vida deixou um grande exemplo de humildade, conquistando o título de Doutora da Igreja com sua “pequena via”, baseada em atos contínuos de amor à Jesus e misericórdia com o próximo.

Também é o mês de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, denominações para a Mãe Santíssima, a perfeita discípula, por sua obediência à Deus e perfeita seguidora de Cristo, sempre fiel ao projeto do Pai.

Ainda neste mês comemora-se o Mês do Rosário. Nossa Senhora em diversas aparições através dos tempos, pediu que o rosário fosse uma oração diária, como fonte de bênçãos.

No terceiro domingo de outubro acontece o Dia Mundial das Missões e neste ano, o tema é: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Um convite a cada um de nós, como batizados, para partilhar a nossa fé.

Santa Terezinha do Menino Jesus desejava que o Evangelho alcançasse o coração das pessoas e afirmava que, para isso, não é necessário alardear ou impor, mas através de atitudes, transmitir a mensagem de Cristo.

O período da pandemia que assola o mundo há quase dois anos, continua deixando rastros. Cada vez mais fica clara a necessidade de exercer nossa missão como membros da Igreja e como batizados, evangelizar com gestos de amor e de cuidado com o próximo, a começar da nossa família, amigos e pessoas que convivemos no dia a dia.

Muitos estão se ressentindo com o afastamento social, sofrendo em solidão, afetados física ou emocionalmente e não conseguem pedir ajuda. Um pequeno gesto de solidariedade, um ouvido atento, uma palavra de apoio, uma oração, podem ter um impacto positivo nesse momento de insegurança e medo.

Unidos, convivendo, pensando uns nos outros, evangelizando através de atos e atitudes gratuitamente amorosas, poderemos juntos conviver e vencer com a graça de Deus, este desafio.

Rezemos a oração do Mês das Missões:

“Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós te suplicamos: Derrama a luz da tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia.
Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai.
Maria, Mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança.
Amém.”

Fátima Emerson é membro do Apostolado da Oração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *