Agosto: Mês das Vocações

Mês das Vocações

Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu agosto como o mês das vocações. Desde então, em cada domingo de agosto é celebrada uma determinada vocação, um tempo dedicado a conscientizar as comunidades sobre a importância dos diversos processos vocacionais.

A palavra vocação deriva do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”. Este é um tema muito significativo para a Igreja Católica. Ao entrar para o Povo de Deus pela fé e pelo Batismo, somos chamados por Deus e recebemos a participação na vocação única em Cristo e para Deus Pai, com a unção do Espírito Santo.

O Batismo, a Confirmação e a Eucaristia – os sacramentos da iniciação cristã, constituem a base para a vocação de todos os cristãos: à santidade e à evangelização.

“Segundo Papa Francisco, “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina.  A vocação cristã é isso: permanecer no amor de Deus, respirar, viver desse oxigênio, viver desse ar. E como é o amor? ‘Como o Pai me amou, assim também eu vos amei’. Um amor que vem do Pai. A relação de amor entre Ele e o Pai é também uma relação de amor entre Ele e nós. E Ele nos pede para permanecer nesse amor, que vem do Pai”.

– A primeira semana do mês de agosto é dedicada à vocação sacerdotal e aos ministérios ordenados (bispos, padres e diáconos).  

No dia 04 de agosto é celebrado São João Maria Vianney, patrono dos padres, que são legítimos representantes da Igreja, pais espirituais e responsáveis pela formação e condução do povo sacerdotal. Rezemos pelos ministros ordenados, para que tenham sua fé fortalecida, atuando com sabedoria, dando continuidade à missão confiada por Cristo aos Apóstolos

– O segundo domingo de agosto, data em que tradicionalmente se comemora o Dia dos Pais, é dedicado à vocação matrimonial ou familiar.   

Ao criar o homem, a mulher e seus filhos, Deus instituiu a família humana. Jesus escolheu nascer e crescer no seio da Sagrada Família.  A Igreja pode ser considerada a “família de Deus”. No mundo moderno, em especial nestes tempos de pandemia, as famílias devem atuar como mantenedoras da fé.

Neste Dia dos Pais rezemos pelas famílias, para que permaneçam unidas, em harmonia. Rezemos para que a Igreja seja a casa e a família para todos.

– O terceiro domingo é dedicado à vocação à vida religiosa consagrada.  O dia 15 de agosto é dedicado à Assunção de Nossa Senhora aos céus. Maria Santíssima é modelo para todos os consagrados

O catecismo ressalta que na vida consagrada, os fiéis de Cristo se propõem, sob a moção do Espírito Santo, seguir a Cristo e doar-se a Deus, acima de tudo, dedicado ao bem de toda a Igreja.   

Rezemos pelos religiosos e religiosas. Citando as palavras de São João Paulo II: “vamos manter os consagrados em nossas orações, para que eles possam cumprir a vontade do Senhor, como faróis de luz em um mundo cheio de trevas”.

– O quarto domingo de agosto é dedicado à vocação leiga.  Leigos são todos os cristãos, exceto os membros ordenados ou de estado religioso reconhecido na Igreja. Muitos estão envolvidos em trabalhos voluntários nas comunidades eclesiais: ministros da Eucaristia e da Palavra, equipe litúrgica, catequese, bem como em pastorais, movimentos missionários, entre outros.

Rezemos por todos os leigos e leigas que participam ativamente na Igreja, exercendo a missão do povo cristão.  

 – O quinto domingo de agosto é dedicado à vocação do catequista.  Esta é uma missão sublime, uma vez que todos nós tivemos um dia, um catequista que semeou a mensagem de Jesus e do evangelho. Nas palavras de São João Paulo II “É essencial que os católicos conheçam o que ensina a Igreja”

 Rezemos com especial zelo pelos catequistas, os verdadeiros educadores da fé.

A lição que nos deixa neste mês vocacional é que a missão implícita em todos nós, como católicos é o amor: a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, bem como o amor ao próximo, como Jesus nos amou.

Fátima Emerson é membro do Apostolado da Oração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *