Comunhão Fraterna

Comunhão Fraterna

No último dia 11 deste mês, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo da Igreja Católica em Nova Friburgo, recebeu na casa paroquial da Catedral de São João Batista os irmãos de fé, o Pastor Edson e o Emérito Pastor Mauro, da Igreja Metodista, o Pastor Gerson, da Igreja Luterana e o Diácono Alexandre, da Igreja Episcopal Anglicana. O motivo do encontro foi celebrar a Comunhão Fraterna entre membros das Igrejas cristãs em Nova Friburgo, no espírito da Campanha da Fraternidade deste ano que foi ecumênica.

Refletindo sobre comunhão fraterna

Em um gesto de abertura e diálogo, o bispo católico tomou a iniciativa de acolher na Igreja Matriz alguns membros das Igrejas cristãs para uma conversa informal e estreitamento de laços nos assuntos unitivos. O encontro também contou com a participação dos padres Alexandre Albuquerque e João Evangelho e do Diácono Marcus Vinicius.

Aos participantes foi servido um almoço seguido de um cafezinho e muito bate-papo descontraído, trazendo à baila o assunto do momento: a pandemia de covid-19 e a Campanha da Fraternidade de 2021.

Clique nas fotos acima para ampliá-las.

Campanha da Fraternidade de 2021

Com foco no diálogo, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) lançaram no dia 17 de fevereiro de 2021 a Campanha da Fraternidade, que neste ano é ecumênica, como acontece a cada cinco anos.

Comunhão Fraterna no espírito da Campanha da Fraternidade de 2021

Neste ano, o tema escolhido para campanha foi “Fraternidade e Diálogo – compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. O tema escolhido pretende favorecer a reflexão sobre o diálogo tão necessário para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia de covid-19. “O vírus, já tão letal em si mesmo, encontrou aliados na indiferença, no negacionismo, no obscurantismo, no desprezo pela vida. Sejamos portanto aliados na responsabilidade, na lucidez e na fraternidade”, disse Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, durante o lançamento virtual da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *